Notícias

VOLTAR PARA PÁGINA INICIAL
Miriam destaca que Pelotas se afirma nacionalmente como novo complexo industrial de saúde


 

No Grande Expediente desta quinta-feira (27), a deputada Miriam Marroni (PT) fez um reconhecimento ao Arranjo Produtivo Local do Complexo Industrial da Saúde Sul, formado por  empresas de Pelotas. As empresas desenvolvem insumos e equipamentos de saúde com alta tecnologia.

Miriam saudou a presença de autoridades e representantes das empresas homenageadas, lembrando que Pelotas está entre os três grandes complexos industriais de saúde do País, junto a Ribeirão Preto (SP) e Campo Mourão (PR). "Todos conhecem Pelotas como a cidade do doce, dos serviços de educação das universidades, do pêssego, mas vamos além disso", ressaltou a deputada, salientando que agora o  município sedia um novo complexo industrial com empresas de alta tecnologia.

A parlamentar destacou que Pelotas se destaca nos setores de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, além da produção industrial na área da saúde odontológica, equipamentos médicos, aparelhos auditivos e laboratórios de biotecnologia animal. "O Arranjo Produtivo Local (APL) é formado por empresas que cooperam e buscam, de forma conjunta, apresentar demandas na área da pesquisa, disputa de recursos e visibilidade", explicou Miriam. 

A deputada lembrou que, até alguns anos atrás, o Brasil era completamente dependente das patentes internacionais. Ela considerou que agora o governo federal tem uma política definida para fortalecer empresas e laboratórios brasileiros. “Portanto, a nossa região, com o arranjo produtivo local da indústria da saúde, tem todo um ambiente propício para crescer mais ainda, pois esse ambiente faz parte dessa visão do Ministério da Saúde, do nosso governo federal, do nosso governo estadual, que não mais querem um País dependente”, concluiu.

Apartes
Manifestaram-se em apartes, em nome de suas bancadas, os deputados Ciro Simoni (PDT), Catarina Paladini (PSB), José Sperotto (PTB), Jorge Pozzobom (PSDB) e Aldacir Oliboni (PT).

Medalha da 53ª Legislatura
Em seguida ao pronunciamento na tribuna, a deputada concedeu a Medalha da 53ª Legislatura às empresas Lifemed, Amplivox, Fredom, Contronic Sistemas Automáticos, Detecta DNA – testes DNA em animais – Laboratório, Yller e Laboratório Antonello.

Além delas, participam do APL as seguintes instituições de ensino, pesquisa e representação: Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede Sul), Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSUL), Universidade Católica de Pelotas (Ucpel), ACI – Pelotas, Centro de Indústrias Pelotas, Associação Brasileira de Indústrias de Artigos Médicos, Hospitalares e Odontológicas (São Paulo).