×

Pesquisa Desenvolvimento e Inovação

VOLTAR PARA PÁGINA INICIAL
Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação estão no DNA da Contronic

 

            A Contronic Sistemas Automáticos atua na área médica desde 1993, quando fundou a Divisão de Engenharia Biomédica, que posteriormente transformou-se no processo de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PDI). Assim, mais do que atender a uma tendência de momento, a Contronic acreditou, desde o primeiro momento, que a forte interação com a Academia e a manutenção de uma equipe de pesquisadores qualificada é a chave para a criação de ótimos produtos e serviços.


Primeiro produto recebeu prêmio de Inovação Tecnológica da FINEP

 

            O primeiro produto da Contronic na área médica foi o Sistema Computadorizado para Eletronistagmografia – SCE, desenvolvido em parceria com a Universidade Católica de Pelotas e com a Clínica Dr. Castagno. Pioneiro na América Latina, o SCE automatiza os exames de doenças ligadas ao equilíbrio vestibular. Logo depois, fruto do trabalho de sua equipe de pesquisa, a empresa lançou no mercado brasileiro os equipamentos Barra de LEDs a microcontrolador e Estimulador Otoneurológico E-96, a água. Esse conjunto de equipamentos foi vencedor do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, em 1999.

 

Desenvolvendo produtos complexos com engenharia nacional

 

            Em 2002, após dois anos de intensa pesquisa, a Contronic lançou o sistema MASBE - ATCPlus para captação e análise de Potenciais Evocados Auditivos. A finalidade original do MASBE - ATCPlus era suportar apenas o exame de Audiometria de Tronco Cerebral (BERA). Contudo, nos últimos anos o sistema foi aperfeiçoado em vários aspectos de hardware e software e hoje atende aos exames de BERA, MLR, LLR, P300, MMN, VEMP e EcochG, concorrendo em igualdade com equipamentos importados de marcas reconhecidas. Mais uma vez a interação com a Academia foi determinante para a criação do produto, pois o Gerente Técnico da Contronic empreendeu curso de Doutorado para trazer toda a ciência e a tecnologia necessárias para a sua criação, com engenharia totalmente nacional.
Entre 2004 e 2006 a equipe do PDI desenvolveu o SVNC – Sistema para Video-Nistagmoscopia Computadorizada, a cadeira rotatória CGM-4 para SCE e o estimulador otoneurológico a ar, modelo E107AR. Todos esses equipamentos e softwares associados foram desenvolvidos pela equipe de PDI da Contronic, alguns com apoio técnico de pesquisadores e médicos de renomadas universidades brasileiras.

 

Tecnologia nacional à serviço do diagnóstico e da pesquisa médica

 

                Os equipamentos e softwares para auxílio ao diagnóstico fabricados pela Contronic estão instalados em clínicas localizadas em praticamente todos os estados brasileiros e também no exterior. Importantes hospitais, universidades e centros de pesquisa fazem uso desses sistemas, com destaque para UNICAMP, UFSM, UNAMA, Hospital Geral da Aeronáutica, UFMG, UFRJ, Hospital de Clínicas da USP, Faculdades Estácio de Sá (vários campi), Hospital São Lucas da PUC/RS, IPA/IMEC e CEFAC/SP, entre muitos outros.

 

Engenharia local, reconhecimento e apoio nacional

 

            Os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação criados pela equipe da Contronic vem encontrado apoio e respaldo das principais agências de financiamento à inovação do Brasil. No período de 2004 a 2008 a empresa teve cinco projetos financiados pelo SEBRAE (PROGEX), FINEP, FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul) e CNPq, alguns em parceria com universidades, numa clara demonstração de nossa capacidade de propor soluções próprias e inovadoras para o diagnóstico médico.


Equipe de Pesquisa, nosso maior patrimônio para a Inovação

 

            A Contronic sempre investiu na manutenção de uma equipe qualificada de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. É composta por doutor em engenharia biomédica, especialistas em engenharia eletrônica e ciência da computação, programadores e técnicos em eletrônica com larga experiência no desenvolvimento de produtos médicos. A Contronic preocupa-se com todos os aspectos científicos ligados aos seus produtos e áreas de atuação. Além de aprimorar constantemente os produtos e serviços, essa equipe participa ativamente de eventos científicos nas áreas de medicina e de engenharia biomédica, com publicação de artigos que explicitam diretamente a capacidade da empresa em gerar soluções úteis, únicas e inovadoras.